quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Questão de tempo

{Torre do Relógio de Berna, na Suíça}


Na sexta-feira, o post do blog já estava atrasado. Parece que setembro foi um mês de retomada dos trabalhos depois do fim da Copa e os compromissos e eventos foram voltando com força. Muita coisa para fazer e pensar em pouco tempo; basicamente, a história da minha vida. Teria que trabalhar um pouco no fim de semana e, assim que chegasse em casa, ia tentar escrever algo para o blog.

Jantei com os meus pais e quando fui com André deixá-los de carro em casa, contornamos pela garagem o prédio em que eles moram. Nessa volta, vi por uma janela do edifício ao lado uma moça sentada com as pernas recolhidas em cima do sofá lendo calmamente. A imagem bateu fundo. Era eu, mas já faz tempo que não mais. Me perguntei há quanto tempo eu não parava para ler.

Acho que isso é algo comum a muita gente que gosta de ler: o livro está sempre na bolsa e vira companhia na fila, no transporte, na espera pela chegada de alguém... Porém, essas leituras fragmentadas não substituem aquele momento de desligamento do mundo para se dedicar plenamente a um livro. Faz falta.

Nesse fim de semana, deitei no sofá para ler. Na verdade, nem peguei em livros, mas adiantei algumas páginas da edição especial da Piauí sobre o medalhista Fields brasileiro. Por causa dos dois anos de mestrado, tenho dois anos e meio de revistas National Geographic e um ano de revistas Piauí atrasadas. Vou retomando o passo aos pouquinhos, mas está difícil. Quando parei de ler no sofá, fui ver filmes que faziam falta na minha educação cinematográfica. Nunca tinha visto a versão original de Planeta dos Macacos. Fiquei positivamente embasbacada pela história. Os poucos pontos que não gostei descobri que foram adaptações do filme e que não estão no livro que deu origem ao roteiro. Olha aí mais um livro para a lista de aquisições futuras... Se algum leitor do blog já leu, me conta se gostou?

Pois é, meu fim de semana foi produtivo justamente por não ter se proposto a produzir grande coisa. Não pretendo que o blog perca com isso, mas vou lembrar com mais freqüência de me dar tempo, assim, só porque é bom. 

E você, o que anda lendo no seu tempo de ócio ou nos intervalos da correria do dia-a-dia?

Deixe suas impressões
(sobre a vida, o universo e tudo mais):