{Praça da Torre do Relógio e uma das saídas da cidade amuralhada} |
Cartagena é uma cidade encantadora, mas confesso que Bogotá faz mais meu tipo de turismo. A cidade lembra de certa forma Paraty, mas é maior e o centro histórico está todo cercado por muralhas, que protegiam no passado a cidade de ataques piratas. Vale a pena ficar hospedado dentro da cidade amuralhada, onde você fará absolutamente tudo a pé (ou de charrete, se essa for a sua onda). Para quem gosta de praia, é possível agendar passeios que levam os banhistas a praias perto da cidade. Os táxis não têm taxímetro, então os preços são combinados com o motorista ou obedecem uma tabela quando se trata de uma cooperativa. Lá, mais uma vez, quando precisamos de um táxi para nos levar ao aeroporto, os aplicativos para chamar o transporte nos salvaram.
Restaurantes:
La Cevicheria
imperdível. Fica em frente a uma das laterais do enorme hotel Sofitel (situado no antigo Convento de Santa Clara) e tem poucas mesas internas e na calçada. Esperar um pouco para sentar em uma delas vale muito a pena e nos nossos cinco dias na cidade, fomos lá duas vezes. Como o nome já diz, o cardápio é basicamente composto por ceviches – por sinal, os melhores que já comi. Há pequenas variações: comemos de entrada um prato com pequenas porções de ceviche tradicional de polvo, peixe branco e camarão. Como prato principal, dividimos o ceviche de peixe branco preparado no sumo de tangerina. Tudo lá é delicioso e os preços não são caros.
Endereço: Calle Stuart 7-14
Telefone: 3156554120
María
o restaurante tem uma atmosfera bem contemporânea e arrojada. Comemos bem, mas nenhum prato marcou definitivamente a minha memória. O que realmente se destacou foi o mojito, único drink que gosto e que era muito bem feito. Também não era especialmente caro.
Endereço: Centro Calle del Colegio Cra 6A, 34-64 Local 2
Telefone: (575) 6605380
Juan del Mar
fica em uma das principais praças de Cartagena (a mesma em que está o Sofitel e La Cevicheria) e é um dos restaurantes mais movimentados. O ambiente é descontraído, mas confesso que a comida não foi tão marcante para mim. Isso é, até chegar a sobremesa. A enconcada, doce de ovos, amêndoas e coco, que lembra um pouco o toucinho do céu, ainda povoa meus sonhos. O doce me encantou tanto que, apesar de só termos ido jantar lá uma vez, voltamos outras duas noites depois da refeição para comer só a sobremesa.
Endereço: Plaza de San Diego, 8-21
Telefone: (575) 6640148
Don Juan
Fomos parar nesse restaurante pelo maior dos acasos: uma pessoa queria nos indicar o Juan del Mar e nos deu o endereço de lá, mas disse que se chamava Don Juan. Procuramos na internet e fizemos reservas no Don Juan. Só percebemos a confusão já em Cartagena, mas foi uma boa surpresa. Trata-se mais uma vez de um ambiente muito bonito e talvez com a comida mais gostosa dos restaurantes aos quais fomos em Cartagena. Nas duas vezes em que comemos lá, pedimos de entrada umas patas de caranguejo deliciosas e em uma das vezes lembro de ter pedido um peixe na brasa que estava muito gostoso também. Segue os mesmos preços do María, que fica literalmente ao lado, e do Juan del Mar.
Endereço: Calle del Colegio, 34-60 Local 101
Telefone: (575) 6643857
Café del Reloj
é um café pequeno que serve muitos produtos locais. Lá comemos um dos pratos típicos colombianos, os tamales. Os preços são um pouco mais baratos e é interessante para uma refeição despretensiosa.
Endereço: Calle 7, 34-10 Plaza de los Coches
Telefone: (575) 6455051
El Coro
é o bar do hotel Sofitel Santa Clara, provavelmente o mais famoso e sofisticado da cidade (ele compete apenas com o hotel Charleston). Fomos numa época em que a cidade estava cheia e mesmo assim sempre via o bar meio vazio. É realmente muito bonito, mas achei meio sem graça e o mojito não era tão bom quanto o do María.
Endereço: Calle Stuart
Telefone: (575) 6504722
Passeios:
Museo del Oro
naturalmente não é tão grande nem tão completo como o de Bogotá, mas tem seu charme. Fala também sobre os povos pré-colombianos e fica num prédio colonial muito bonito.
Endereço: Carrera 4, 33-26
Museu Histórico de Cartagena (Palácio da Inquisição)
foi o museu que mais gostei em Cartagena e conta bastante da história da cidade. É especialmente interessante para quem tem uma queda por histórias de piratas, já que a cidade foi visitada diversas vezes por eles, inclusive por Francis Drake, o mais famoso pirata do mundo. Além disso, o museu é localizado no antigo Palácio da Inquisição, o que é interessante, mas revoltante. No pátio, há uma exposição de máquinas de tortura usadas pelo Santo Inquérito e um painel em azulejos tentando amenizar as atrocidades cometidas pela Inquisição. Se tiver que fazer um único passeio cultural em Cartagena, essa é a escolha certa.
Endereço: Calle 34, 3-11
Castillo San Felipe de Barajas
Fica fora da cidade amuralhada e pode ser facilmente visto por ser enorme. Fomos caminhando (verdade seja dita, quase no meio do trânsito) a partir da saída dos muros perto da torre do relógio. Era uma fortaleza usada para proteger a cidade e é uma visita bonita. De lá, é possível ver a cidade do alto e entender melhor o contraste entre o centro histórico e a parte moderna de Cartagena. Se já tiver esgotado todos os seus passeios dentro das muralhas, é a melhor opção fora delas.
Compras:
Colombia Artesanal
é possível comprar muitas coisas artesanais na rua, mas se quiser comprar algo mais sofisticado, essa loja é interessante. Foi lá que comprei minha bolsa wayuu.
Endereço: Callejón de los Estribos, 2-78
Telefone: (3017888108)
Shopping Center
fora da muralha, há um shopping center em que fomos depois que saímos do Castillo San Felipe de Barajas. Ele tem muitas lojas e se parece com absolutamente qualquer outro shopping do mundo, logo, só vale a visita se realmente você não tiver mais nada para fazer na cidade.
Hotel:
Hotel Badillo
nosso hotel ficava super bem localizado dentro da cidade amuralhada e íamos a todos os lugares a pé. Além disso, o hotel é uma graça, mas sem muito luxo, e extremamente confortável. Os rapazes da recepção eram muito gentis e nos ajudaram bastante com a localização de tudo que queríamos visitar. A única coisa sem muita explicação, mas que não chegou a atrapalhar, é que o chuveiro só tem uma torneira de água morna, então não é possível controlar muito a temperatura da água.
Endereço: Calle 2da de Badillo, 36-45
Telefone: (575) 6442725
Taí, gostei, deu vontade de conhecer! E também da utilização do adjetivo "amuralhada", como Avignon, que eu sempre descrevo como "cercada por muralhas"… Bom saber que vc gosta de mojito (finalmente uma bebida alcoólica, risos!), eu também, então no próximo encontro, bora tomar um? E, curioso: aqui na França tem um licor chamado cartagena, que acho que é feito com uma base de vinho branco com especiarias, mas preciso conferir…
ResponderExcluirPois é, de bebida tipo drink, só gosto mesmo de mojito. Num próximo encontro sem dúvida tomaremos um.
ExcluirPode ser que esse licor que você menciona tenha alguma coisa a ver com a cidade de Cartagena na Espanha. Mas não tenho nenhuma informação a respeito, é só um palpite. A cidade colombiana é chamada de Cartagena da Índias justamente porque seria uma homenagem a homônima espanhola no novo mundo, primeiro conhecido como "Índias" antes de se saber que era um novo continente. Alguma coisa como Nova York em referência a York da Inglaterra