terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Votos para 2015

{Árvore de Natal da Lagoa de 2007}

Em 2012, escrevi para meus amigos pelo Facebook o que desejava a eles no ano de 2013, que já batia à porta. Os votos de forma não intencional ganharam o formato de um texto normalmente atribuído a Vitor Hugo, que também foi adaptado em uma canção do músico Frejat. Quando tentei escrever algo no mesmo sentido para o blog esse ano, percebi que tudo que mais desejo às pessoas a quem quero bem já estava expressado e que qualquer coisa diferente daquilo não transmitiria com tanta verdade o que escrevi num momento de inspiração. Sendo assim, repito e desejo a você aquilo que já venho desejando para meus amigos (e para mim) há um bom tempo:

1. Desejo que você tenha alguém que compre as suas brigas. Pode ser parente, amigo ou cônjuge. Alguém que no momento do desabafo de uma afronta não coloque panos quentes, mas que se ofereça para ir tirar satisfação, chutar a canela ou rogar praga, mesmo que não leve nada disso a cabo (desejo inclusive que vocês fiquem só na tentação). Desejo também que você seja essa pessoa para alguém.

2. Desejo que você tenha tempo. Não tempo para resolver seus problemas, mas tempo de ócio para não resolver nada. Se não tiver esse tempo, desejo que seja sábio o suficiente para criá-lo a qualquer custo. É o melhor plano de saúde que você poderá ter.

3. Por último, desejo que leia sempre um livro de ficção. Ao contrário dos documentais, eles permitem um distanciamento fundamental para nos aproximarmos de nós mesmos. Da mesma forma que é mais fácil ver os vícios dos outros, é mais fácil entender um conselho quando ele não está direcionado a alguém real. E se achar que aquilo foi escrito pra você, saiba que é porque há pessoas no mundo que se sentem da mesma forma e você não está sozinho: há alguém comprando a sua briga por escrito. "Às vezes a gente se imagina incompleto e é apenas jovem", aprendi com o Ítalo Calvino.

E de resto, um feliz Chanucá, feliz Natal, feliz solstício de verão/inverno ou, se não se sentir contemplado por nenhum desses, feliz dias de folga no trabalho.

Deixe suas impressões
(sobre a vida, o universo e tudo mais):