sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bagagens: Brasil, Paraty

{Paraty, com bandeirinhas de São João, preparada para a FLIP}

A Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) acontece há 12 anos, mas hei de confessar que só fui a uma delas.

Embora sempre tivesse vontade de ir, acabava nunca comprando ingressos. Até que, no ano passado, meu marido ganhou dois convites para a apresentação mais concorrida. Quando soube que se tratava de Maria Bethânia recitando Fernando Pessoa o coração quase parou. Parecia que se melhorasse estragava. Mas só parecia...

Liguei para minha mãe para contar a novidade.

- Imagina, mãe, como vai ser lindo Bethânia recitando Pessoa! Só a vi recitando em trechos do filme Palavra (En)Cantada. Ah, e também tem outra pessoa que vai falar. Se chama Cleonice Berardinelli, mas eu não sei quem é.

Reservamos um dos poucos hotéis que ainda tinha vagas e fomos direto para a festa. Paraty já é uma gracinha de cidade, mas é difícil imaginar um lugar que não ficasse ainda mais encantador celebrando livros. Coisa linda, o mundo da fantasia para bibliófilos. Com bastante antecedência, entramos na fila para a apresentação de Bethânia. E lá, comecei a perceber que dava sim para ficar melhor. Em fila demorada sempre começa algum tipo de conversa coletiva. O único grupo na nossa frente começou a falar sobre a outra senhora que declamaria Pessoa, a quem chamavam carinhosamente de Dona Cléo. Achei engraçado que falassem dela com tanto carinho. Na fila, descobri que ela tinha 94 anos, o que no princípio pensei ser algum mal-entendido. Fiquei sabendo também que se tratava de uma das maiores especialistas no poeta português. A promessa parecia grande e a expectativa foi crescendo.

Entramos na sala e pouco depois surgiu Dona Cléo. Mais lúcida e espirituosa do que eu com meus 20 e poucos anos, ela conquistou a todos. Suas leituras e comentários arrancavam lágrimas, risos e suspiros. Me apaixonei por Dona Cléo. Devo às suas declamações e respostas francas às perguntas da platéia uma das noites mais bonitas que já tive.

No dia seguinte, liguei de novo para minha mãe.

- Foi lindo demais! Dona Cléo é sensacional, não acredito que não a conheci antes. Bethânia? É verdade, ela também estava lá...

---x---

Se você quiser ter um gostinho do que foi aquela noite mágica, dê uma olhada aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=lz7BX3cIUro

Deixe suas impressões
(sobre a vida, o universo e tudo mais):