terça-feira, 17 de março de 2015

TAG Liebster Award

{Eu também não estou entendendo nada, mas pareceu divertido}

Na semana passada, a Monalisa, do blog Literasutra, me indicou para uma brincadeira feita entre bloggers que consiste em trocar perguntas entre si e responder a algumas questões inusitadas. Como vocês poderão ver nas regras do jogo, que estão escritas abaixo, eu deveria repassar a pergunta para 11 pessoas (não me perguntem qual é a questão da pessoa que criou a brincadeira com o número 11; eu também não sei). O problema é que de blogs brasileiros sobre temas correlatos, só leio o Literasutra, o Deusa Grega Geek e o Jovens Diplomatas, sendo que desse último não conheço nenhum dos autores. Então aproveito para pedir a vocês sugestões de outros blogs interessantes sobre viagens e literatura. De verdade, me ajudem e deixem as sugestões nos comentários. Se quiserem, podem deixar também qual pergunta vocês gostariam de fazer para mim caso estivessem participando da brincadeira e prometo que repondo num próximo post.

Regras:
Escrever onze fatos sobre você
Responder às perguntas de quem te indicou
Indicar onze blogs para participarem também
Fazer onze perguntas para quem você indicar
Colocar uma imagem que mostre o selo do Liebster
Linkar de volta quem te indicou

Perguntas que a Monalisa, do blog Literasutra, fez para os indicados:

1. Como seu blog começou?
Eu estava terminando meu mestrado e tinha certeza que ficaria um ano desempregada. Criei o blog para ter uma ocupação, mas acabei começando a trabalhar menos de dois meses depois, o que me deixou meio sobrecarregada. Porém, já tinha me apegado demais ao blog para abandoná-lo. 

2. Quais são seus hobbys?
Ler é o primeiro de todos, sem dúvida. Vez ou outra arranjo alguma coisa manual para fazer, seja origami ou pequenas costuras. Nos últimos tempos também tenho me divertido cozinhando. Também adoro ficar planejando viagens, mesmo quando não tenho a menor perspectiva de ir aos lugares que andam povoando meus sonhos. 

3. Qual livro você indicaria para qualquer pessoa?
Ficcional, indicaria A Décima Segunda Noite, de Luis Fernando Veríssimo. Livro de Não-ficção, indicaria Breve História de Quase Tudo, de Bill Bryson.

4. Você tem um gênero literário preferido? Qual?
Difícil essa pergunta... Gosto muito de romances que tenham como pano de fundo acontecimentos históricos. Também tenho alguma inclinação para distopias, como 1984 e Admirável Mundo Novo.

5. E o que você menos gosta?
Não leio livros de terror ou thrillers muito pesados. Até gostaria, mas o medo não permite. 

6. Você tem algum ritual pré ou pós leitura?
Eu leio absolutamente em qualquer lugar e em qualquer dois minutos em que esteja sem fazer nada. Nos últimos tempos criei uma pequena estratégia (não deixa de ter algo de ritualístico) para manter um ritmo contínuo de leitura. Ela consiste em estipular uma data máxima para acabar o livro e dividir assim o número mínimo de páginas para ser lido para o dia (o que normalmente fica em torno de 25 páginas). Com isso, todo dia antes de dormir, colo um marcador post-it na folha em que parei a leitura e outro na página em que devo chegar no dia seguinte. Parece uma bobagem, mas tem me estimulado a ler com mais freqüência e regularidade ao longo do dia. É uma sensação muito boa ultrapassar a meta diária. 

7. Qual foi o primeiro livro que você leu?
Não tenho a menor idéia, mas lembro que quando era pequena, mesmo antes de aprender a ler, eu gostava tanto de uma história sobre três gatinhos que decorei palavra por palavra o livro e fingia para as pessoas que eu sabia ler.

8. Quem são seus escritores favoritos?
De todos os tempos, Graham Greene e George Orwell. No momento, Mia Couto, José Eduardo Agualusa e Ian McEwan.

9. Pior e melhor adaptação para o cinema?
Sou suspeita para responder essa pergunta. Muita gente acha a adaptação boa, mas como A Insustentável Leveza do Ser é meu livro favorito (junto de 1984) e conheço ele de cabo a rabo, detestei a versão cinematográfica. É um livro muito existencial, em que as palavras e seus significados têm um peso enorme e distinto para cada personagem, e isso não se encaixa na linguagem cinematográfica. Por outro lado, acho que uma adaptação bem sucedida foi a do livro O Diabo Veste Prada, justamente porque ele se encaixa melhor numa linguagem audiovisual do que na escrita. No livro, a descrição de alguns trajes ou de araras cheias de roupas se torna um pouco cansativa, enquanto toda essa descrição pode ser resolvida em um frame no cinema. Além disso, naturalmente o livro não se trata de alta literatura, então porque não ver a história com grandes interpretações e em bem menos tempo do que a leitura demanda?

10. Faça uma pergunta para o seu ídolo ou ídola! (Não garanto que ele(a) a receberá rs)
Vou supor que o ídolo não precisa ser do mundo literário, ok? Perguntaria ao Sérgio Vieira de Mello qual ele considera seu maior feito durante o tempo em que trabalhou para a ONU. Se eu tivesse muita cara de pau, perguntaria apenas “valeu a pena?” e esperaria que ele abrisse um sorriso.

11. Acompanha algum seriado? Qual?
Não sou muito boa em acompanhar seriados. No passado, os que acompanhei do começo ao fim foram “Sex and the City” e “House”. No momento, só acompanho “The Big Bang Theory”, mas ando flertando com “Downton Abbey”. Também estou muito curiosa com uma série que acabou de estrear na Inglaterra, chamada “Indian Summer”, e já perdi a conta de quantas pessoas disseram que eu TENHO que assistir a “House of Cards”.

As 11 perguntas que eu faria:

1. Para você, escrever é um prazer ou um esforço?
2. Qual o último livro que você leu e realmente lhe fez pensar?
3. Qual livro diz tanto sobre você que, se não fosse de outra pessoa, você gostaria de ter escrito?
4. Qual foi o livro que você mais releu ao longo da vida?
5. Quantos anos você tinha quando leu seu livro favorito?
6. Existe algum livro que você gostaria de ter lido mais jovem?
7. Admita, você tem preconceito com alguma categoria de livros?
8. O que você faz num fim de semana chuvoso?
9. Qual sua culinária favorita?
10. Dentre os lugares do mundo que você não conhece, se pudesse, para onde iria agora?
11. Onde você gostaria de se ver daqui a 11 anos?

Não deixem de dar suas sugestões de blogs e de fazer uma pergunta. 

Deixe suas impressões
(sobre a vida, o universo e tudo mais):